Hoje irá ao ar no Canal TVCi (17 da TV aberta) a entrevista que dei sobre Plano de Carreira. Aproveitando o ensejo, elaborei um post sobre o tema. E você, já fez o seu plano de carreira?
Antes de responder, é melhor definir: Plano de Carreira é a organização que você precisa fazer e ter para crescer profissionalmente. Todo profissional que visa crescimento, desenvolvimento deve ter um. Consiste em um passo-a-passo do que precisa ser feito para se chegar onde quer.
Há algum tempo atrás eram as empresas quem construíam o plano de carreira do funcionário: de tempos em tempos ele era promovido. Hoje em dia, já não é mais assim. O fator de promoção não é mais o tempo, mas sim o MÉRITO, o que chamamos de Meritocracia.
Algumas empresas inclusive, não adotam mais o termo Plano de Carreira, visto como algo retrógrado, mas sim “Plano de Desenvolvimento de Carreira”. Este plano parte do profissional e não mais da empresa e visa saber aonde ele quer chegar e se a empresa onde trabalha corresponde a isso.
Em contrapartida, empresas não querem perder talentos e junto com os colaboradores de destaque elaboram o Plano de Desenvolvimento de Carreira ajudando no amadurecimento do profissional para que adquira as competências necessárias para o cargo desejado. Investem no colaborador seja por meio de cursos, treinamentos, Coaching. Tudo para reter o talento e não o deixar ir para a concorrência.
Pode ocorrer de um colaborador almejar uma função que a empresa onde atua não comporta. Portanto, cabe somente a ele desenvolver o plano necessário ao objetivo, incluindo a procurar por uma empresa que englobe seu desejo de ambição.
O Plano de Desenvolvimento de Carreira é calcado em três pilares:
1) Exposição: 35% (network, assumir novas responsabilidades, pessoas te conhecer, liderar força tarefa, participar de projetos que tragam exposição)
2) Experiência: 45%
3) Educação: 20% (formação)
Portanto, investir só em educação não é o único caminho. Tão importante como é se expor. Buscar ou aceitar novos desafios solicitados, ser proativo. Isso conta muito para ser visto como um “colaborador em destaque”.
Enfim, querendo crescer na empresa onde atua ou ampliar seu horizonte, não deixe de elaborar seu Plano de Desenvolvimento de Carreira, parta do onde quer chegar (exemplo, diretoria de finanças); em seguida elenque tudo o que for necessário para que o objetivo seja atingido (aperfeiçoar o inglês, fazer curso avançado de Excel e finanças, fazer Coaching de liderança…). Estabeleça um prazo para o objetivo final e para cada item. Coloque tudo no papel, elabore planos de ação individuais para tudo o que for elencado seja desenvolvido (ex. me matricular no curso avançado em tantos meses). Concretizando o plano de desenvolvimento dessa forma, as chances de atingi-lo são maiores, pois você gera um compromisso com você!
Se não conseguir fazer sozinho, o processo de Planejamento ou Coaching de Carreira pode ajudá-lo. Boa sorte e sucesso!
Lilian Loureiro